MULHER

O Dia Internacional da Mulher, que hoje se comemora, teve génese nas manifestações femininas pela melhoria das condições de trabalho e o direito ao voto, que ocorreram na Europa e nos Estados Unidos da América no início do Século XX. O dia de 8 de Março foi a data adoptada pelas Nações Unidas em 1975, para enaltecer as conquistas sociais, políticas e económicas por parte das mulheres.
A ideia da existência de um dia dedicado à mulher foi proposta no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando houve a incorporação de mão-de-obra feminina na indústria. Os protestos, que ocorriam com frequência na altura, deviam-se às perigosas condições de trabalho, sendo que as operárias das fábricas de vestuário e da indústria têxtil foram as principais protagonistas desses protestos, contra as péssimas condições de trabalho e os baixos salários, tendo os mesmos acontecido a 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.
Também nos anos seguintes ocorreram variados protestos, destacando-se os de 1908, quando a cidade de Nova Iorque assistiu à marcha de 15000 mulheres, que exigiam a redução do horário de trabalho, melhores salários e o direito ao voto.
A primeira vez que o Dia Internacional da Mulher foi comemorado foi no ano de 1909, no dia 28 de Fevereiro, por iniciativa do Partido Socialista da América.
A partir de 1920 essas comemorações esmoreceram, vindo a ser revitalizadas a partir de 1960, por iniciativa dos movimentos feministas.
Para TODAS as MULHERES, um FELIZ DIA!

Mensagens populares deste blogue

Os Amigos e os Amigalhaços

Mandato Autárquico 2013/2017 - Agradecimento