Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci, de seu nome completo Leonardo di ser Piero da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, nasceu a 15 de Abril, um Sábado, de 1452 no vilarejo de Achiano, na comuna de Vinci, na Toscana, situada no vale do rio Arno e que á época se situava no território dominado por Florença.
Este extraordinário homem destacou-se em áreas como a matemática, a escultura, a pintura, a engenharia, entre outras, sendo ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.
Leonardo da Vinci é frequentemente descrito como o arquétipo do homem do renascimento, um homem cuja enorme curiosidade só tinha paralelo na sua capacidade inventiva.
Era conhecido, no seu tempo como hoje, principalmente como pintor, sendo que duas das suas obras, Mona Lisa e A Última Ceia, são das pinturas mais famosas e apreciadas em todo o mundo.
Leonardo da Vinci é ainda responsável pelo desenho do Homem do Vitrúvio, que é um ícone cultural reproduzido em todo o Planeta e pela concepção, muito à frente do seu tempo, de um helicóptero, de um tanque de guerra, pelo uso da energia solar e uma teoria rudimentar das placas tectónicas, entre muitas outras “novas tecnologias”.
È considerado por muitos como o maior génio da história, devido aos seus muito talentos para a ciência e arte e pela sua criatividade.
Como disse Giorgio Vasari “De tempos a tempos, o Céu envia-nos alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através do seu espírito e da superioridade da sua inteligência, possamos atingir o Céu”.

Mensagens populares deste blogue

Os Amigos e os Amigalhaços

Mandato Autárquico 2013/2017 - Agradecimento